Missão Ciência e Arte estimula gosto pela botânica junto dos mais novos

Sara Albuquerque, autora do conto “Frederico e a Planta Maravilhosa”, destinado a crianças entre os 6 e 10 anos, realizou no passado dia, 16 de dezembro, uma leitura da sua história infantil a quatro turmas da Escola Básica do Bairro da Câmara.

Sara Albuquerque, apresentou para mais de 80 alunos, a história do encontro entre o naturalista Frederico Welwitsch e Tumboa, uma planta do deserto que ficou mais tarde conhecida como Welwitschia, em sua homenagem.

Welwitschia mirabilis, nome adotado pela comunidade científica, é também chamada de polvo-do-deserto pela forma das suas duas únicas folhas de crescimento contínuo, podem alcançar os quatro metros.

Originária do deserto do Namibe em Angola, no Continente Africano, esta planta com características extraordinárias que sobrevive desde o tempo dos dinossauros, e que se adaptou a condições extremas é, a par com Frederico a protagonista desta história de amizade que teve início a 3 de setembro de 1859, aquando do primeiro registo nas notas originais do naturalista.

Sara Albuquerque é Bióloga de formação, doutorada em História da Ciência e investigadora no Instituto de História Contemporânea, do Pólo da Universidade de Évora.