Esta é a oportunidade para visitar os centros de investigação da UÉ, numa aproximação entre alunos e quem faz ciência, de modo a dar uma visão mais real da vida e do trabalho dos investigadores. Inscreva a sua turma através do mail cienciarte@uevora.pt
Uma vez que a atividade inclui um protocolo experimental, haverá um limite máximo de 12 alunos por agendamento.
17 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022.
Nota: Esta atividade deverá realizar-se fora do período de aulas da Universidade de Évora.
C
Compreender a importância do estudo do ADN e o tipo de análises que a tecnologia atual nos permite fazer, passa também por compreender quão simples pode ser obter esse ADN. A atividade inicia-se com uma conversa sobre a molécula de ADN e que tipos de informação nos pode dar, acompanhada de um protocolo experimental simples para isolar o ADN a partir de, por exemplo, um fruto.
Esta atividade é enquadrável no domínio “Crescimento, renovação e diferenciação celular” do 11º ano de biologia e geologia, e no domínio do “Património genético e alterações do material genético” no 12º ano de biologia.
Uma vez que a atividade inclui um protocolo experimental, haverá um limite máximo de 12 alunos por agendamento.
17 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022
Nota: Esta atividade deverá realizar-se fora do período de aulas da Universidade de Évora.
Abordar a importância do estudo do ADN através de um procedimento analítico para avaliar o tamanho de fragmentos de ADN, que podem resultar de muitos contextos diferentes (por exemplo, comparação de amostras provenientes de vários indivíduos). A atividade inicia-se com uma conversa sobre ADN e sobre que tipos de informação esta molécula nos pode dar, acompanhada de um protocolo experimental que nos permite visualizar e comparar diferentes amostras de ADN.
Esta atividade é enquadrável no domínio “Crescimento, renovação e diferenciação celular” do 11º ano de biologia e geologia, e no domínio do “Património genético e alterações do material genético” no 12º ano de biologia.
Nº máximo de participantes: grupo não superior a 15 elementos.
3 e 4 de Março 2022
A simbiose tripartida realizada pelas plantas leguminosas (planta, rizóbio e fungos micorrízicos) permite-lhes fixar o azoto atmosférico, acederem a nutrientes de forma
facilitada e exibirem maior tolerância a condições de stress biótico e abiótico. O conhecimento e exploração desta capacidade permite-nos compreender o impacto das
plantas na sustentabilidade de ecossistemas importantes para o homem.
Nesta atividade iremos observar as nodosidades na raiz plantas leguminosas comuns (feijão, ervilha, trevo). Serão preparadas lâminas de microscopia com macerados de destes nódulos para a observação ao microscópio das bactérias que os colonizam. Noutras lâminas previamente preparadas, serão observadas hifas e arbúsculos dos fungos micorrízicos que para além de colonizar a raiz das leguminosas, colonizam também a raiz da maioria das plantas que existem na superfície terrestre. Com base nas observações realizadas será discutida a atividade e importância das relações simbióticas e sua importância na produtividade primária dos ecossistemas com destaque para o agro-silvo-pastoril.
Inclui observações à lupa e microscópio, e uso de modelos impressos em 3D de organismos de meiofauna dos sedimentos, com o objetivo de relacionar com a sua função ecológica nos diferentes ecossistemas aquáticos com a sua importância para o Bom Estado Ambiental destes ecossistemas. Esta atividade é enquadrável no domínio da “Biodiversidade” do 10º ano Biologia e Geologia, e no domínio “Produção de alimentos e sustentabilidade” do 12º ano de biologia.
Iremos ver e manusear peças esqueléticas que ilustram as principais modificações/adaptações à nossa peculiar forma de locomoção, motor da nossa história evolutiva e que em muito precedeu o aumento do volume cerebral. Veremos as possíveis pressões evolutivas que terão conduzido à evolução humana através de excertos de vídeos que mostram a anatomia comparada com a locomoção em Primatas, e os contextos ambientais em que os diferentes tipos de locomoção são exibidos.
Março, Abril ou Maio 2022, ajustável às condições meteorológicas
Venha conhecer o misterioso mundo dos anfíbios! Biologia, evolução e verdade por detrás de lendas e mitos. Através de uma saída de campo à noite, vai poder descobrir os anfíbios que ocorrem no Alentejo, qual a sua importância nos ecossistemas e quais são as suas principais ameaças.
Graças ao seu papel como controladores de pragas agrícolas ou vetores de doenças, os anfíbios são essenciais para o funcionamento dos ecossistemas e úteis na prevenção da saúde pública. São responsáveis indiretos pelo bem-estar humano e proteção do ambiente. Esta atividade procura dar a conhecer a sua importância e desmitificar algumas ideias erradas associadas a este grupo, promovendo a sua conservação e reduzindo a sua perseguição.
A observação do estado do tempo em Évora iniciou-se em 1869 na Torre do Sertório. Nesta atividade pretende-se acompanhar a rotina de um meteorologista, dando a conhecer as técnicas convencionais de observação do estado do tempo utilizadas desde essa época, passando pelas primeiras estações automáticas até as estações meteorológicas atuais. O Instituto de Ciências da Terra (ICT) dispõem de uma rede de estações meteorológicas na região do Alentejo de onde se pode destacar o Observatório de Física da Atmosfera situado no Colégio Luís António Verney e que está equipado com instrumentação atmosférica de última geração e a estação meteorológica recentemente reinstalada na Torre do Sertório. Ambos os espaços poderão ser conhecidos durante a atividade.
A importância da análise físico-química de diferentes materiais naturais tem num contexto de remediação ambiental e/ou utilização racional de recursos como fertilizantes na produção agrícola.
Inclui a prática laboratorial dos métodos de solubilização dos elementos presentes nos diferentes materiais, quer sejam por extração, fusão ou digestão, e a sua análise em diferentes equipamentos de precisão.
Será ainda realizada uma apresentação do laboratório AmbiTerra e dos principais equipamentos existentes de forma a enquadrar e demonstrar o quotidiano de trabalho de um investigador no âmbito de projetos de investigação científica.
Nesta atividade vais ter oportunidade de observar os ossos e os esqueletos de diferentes espécies animais (cão, gato, ave, ruminante, suíno e equino).
Sabias que a organização do sistema digestivo das diferentes espécies está intimamente relacionada com o seu regime alimentar? Vais ter a possibilidade de observar os órgãos dos vários sistemas (digestivo, urinário, cardiovascular) em diferentes modelos anatómicos e perceber a sua organização e o seu funcionamento.
A visita às infraestruturas de:
● Instalação energia solar fotovoltaica,
● Instalação armazenamento de eletricidade
O Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras de Coimbra (1936-1979) era considerado em meados do século XX, por diversos membros da comunidade académica internacional, o mais avançado laboratório de Fonética Experimental da Europa. Em 1972, após a jubilação do seu diretor, Professor Armando de Lacerda, este laboratório onde se haviam especializado investigadores de universidades como Harvard ou Cambridge, entre muitos outros, caiu no esquecimento. Nesta visita pretendemos contribuir para a recuperação da importância histórica e científica deste laboratório português de referência mundial, visitando as suas antigas salas na Faculdade de Letras de Coimbra e observando, nas reservas do Museu da Ciência de Coimbra, alguns dos inovadores instrumentos científicos criados pelo seu diretor.
A importância da Uma Só Saúde na preservação da Saúde Global. Ao percebermos de forma clara e inequívoca como a saúde humana, animal e ambiental estão interligadas perceberemos que todos temos um papel importante a desempenhar na saúde do planeta.
Inclui:
-Oficina de “estórias” sobre animais as suas interações com os humanos e meio ambiente;
-Visualização de peças e materiais que nos mostram a semelhança entre tantas espécies.
A visita às infraestruturas de:
● Instalação ALFR na plataforma PECS e EMSP,
● Instalação SOLARTECH na plataforma PECS,
● Instalação PTC loop na plataforma EMSP
1º) uma breve apresentação do laboratório e do seu director num anfiteatro com recurso a PowerPoint (local: Laboratório Chimico); 2º) ver alguns instrumentos que ainda existem do laboratório e que justificam que fosse considerado o mais avançado da Europa em inícios dos anos 50 (local: Reservas do Museu da Ciência de Coimbra); 3º) ver algumas das salas onde funcionava o laboratório (hoje ocupadas com outras funções) (local: Faculdade de Letras de Coimbra).